PNL – Crenças Limitantes

As crenças são temas de reflexões em coaching e PNL para ajudar as pessoas a encontrarem suas objeções, dificuldades, barreiras que enfrentam na busca de seus objetivos. As crenças limitantes sugerem que você é impedido em prosseguir por acreditar que não consegue, ou não é capaz, ou falta algo e assim por diante.

Crenças limitantes podem ser falsas, fantasiosas ou verdadeiras e é importante saber distingui-las. Por exemplo, “Eu nasci pobre e vou morrer pobre” é uma crença falsa, porém muitas pessoas acreditam ser verdadeira mesmo sabendo que muita gente nasceu pobre e tornou-se rica. Essas pessoas tentarão provar com outros argumentos que estão certas desenvolvendo novas crenças como por exemplo “O outro conseguiu porque roubou, fez coisa errada”, e assim por diante, tentará sempre converter a verdade real para sua fantasia.

A Importância das Crenças Limitantes

As crenças te orientam a viver com o que é certo para você! Isso significa que você passa a agir de forma correta sob as coisas em que acredita a seu respeito e dos outros. Tudo o que vivencia passa pelo filtro do certo e errado, então o que você aprendeu ser correto ou incorreto fazem parte de suas crenças.

Você está diante do que é mais correto para você e se satisfaz quando isso é confirmado. Você faz tudo o que pode para confirmar suas crenças, você gosta de dizer ao outro: __ “EU TE DISSE!, EU TE AVISEI QUE SOU UM IDIOTA!”. Somente para confirmar sua crença para si mesmo.

Então se você adquiriu, por exemplo, a crença de que não é capaz de falar em público com certeza tentará provar que você está certo e confirmar essa crença para si mesmo e aos outros. Esse processo torna-se um ciclo que nutre sua fraqueza e o impede de acessar seus verdadeiros valores. Você está viciado em seus valores.

Posso mudar uma Crença Limitante?

Acreditar que pode mudar suas crenças pode ser o primeiro passo, entretanto “acreditar” que elas são mutáveis é a primeira crença a ser implantada em sua mente.
Uma dica para você iniciar sua mudança é relacionar tudo o que você conseguiu mudar no decorrer de sua vida, faça uma lista e observe que a mudança é possível.

 

Espero que tenha gostado,
Um forte abraço,
Fernando C O Silva
Master Trainer em Coaching e PNL
CEO – Four Training Consulting

1 Comment

  • Ana paula

    22 de outubro de 2016

    Gostaria de receber textos relacionados a PlN.
    Obrigada